Câmara de Natal retoma atividades com mensagem do prefeito

Álvaro Dias vai à sessão especial de abertura do ano legislatura para leitura da mensagem


A Câmara Municipal de Natal abre o ano legislativo, na tarde de hoje, com a leitura da mensagem anual do prefeito Álvaro Dias (PSDB), a segunda do atual mandato, em que deverá fazer um balanço da administração em 2021 e apresentação das metas de ações e obras para o resto do ano diante dos 29 vereadores.

Mas, a 45 dias do fim prazo de desincompatibilização de cargos para quem deseja concorrer a cargo eletivo nas eleições de 02 de outubro, pode ser uma oportunidade para o prefeito de Natal acabar definitivamente com as especulações, inclusive de outros partidos, sobre a possibilidade de ele ser candidato de oposição a governador do Estado numa disputa contra a governadora Fátima Bezerra (PT).

Em diversas entrevistas, Álvaro Dias também tem dito que não existe nenhum compromisso dele com relação a apoio a outros candidatos ao governo, mas já vinha externando, publicamente, apoio à pré-candidatura do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) a senador da Repúblicas, tanto que o prefeito prestigiou, na quarta-feira (09), a chegada das águas do rio São Francisco no Seridó, nas presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro e do próprio Marinho. 

Ao contrário da governadora Fátima Bezerra (PT), que leu sua mensagem anual de forma remota, o prefeito Álvaro Dias fará sua leitura presencialmente, como prestação de contas do que foi realizado em Natal no ano passado, com destaque para a área da saúde, onde se investiu boa parte dos recursos na logística para aplicação da vacina contra a Covid-19 na população.

Também existe a expectativa que o prefeito aborde questões como a aprovação do Plano Diretor de Natal, informando sobre a sua sanção, vez que o  prazo de 15 dias de assinatura da lei pelo chefe do Poder Executivo termina hoje, além da execução de obras, em que muitas delas foram obtidos recursos, passaram  por licitações, mas que deverão ser iniciadas efetivamente este ano, além de outras que já estão em andamento, investimentos no montante de R$ 600 milhões.

O presidente da CMN, vereador  Paulo Freire (PDT),   abrirá a sessão especial de abertura dos trabalhos legislativos às 14 horas, mas o acesso às dependências do Plenário Érico Hackradt, será restrita aos vereadores, auxiliares mais diretos do chefe do Executivo, jornalistas e servidores da Casa, em virtude da pandemia de coronavírus, não sendo permitida a presença do público externo.

A sessão especial para instalação da 2ª Sessão Legislativa, da 19ª Legislatura (2021-2024) terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e transmitida através dos canais 10.2 da TV aberta e 10 ou 110 da Cabo e ainda pelo YouTube da TV legislativa.

Também será disponibilizado um link Zoom para o acompanhamento em tempo real, inclusive por profissionais de imprensa.

Memória

Em 18 fevereiro de 2021, por ocasião da mensagem do primeiro  ano do segundo mandato (em abril de 2018 assumiu o mandato tampão com a renúncia de Carlos Eduardo para a disputa do governo), o prefeito Álvaro Dias disse que iniciava “uma gestão de continuidade, não de continuísmo, de terminar tudo o que foi iniciado, evitando desperdício de recursos públicos, mas sem perder a capacidade de sonhar e mais do que isso de realizar mais e mais”. 

Dias afirmara que sucedia uma administração “muito bem avaliada”, mas destacava que pegou a administração com o país saindo de uma recessão, com mudança na administração federal, um Estado com grandes dificuldades financeiras e ainda tive que enfrentar a pandemia de Covid-19. 

“Mas hoje posso dizer que conseguimos enfrentar com coragem e criatividade todo esse período. Aos descrentes, oferecemos mais e mais trabalho e terminamos o ano de 2020 com mais de 65% de aprovação popular”, dizia.

Também afirmara que 2020 foi  marcado em todo mundo pela pandemia: “O assunto tomou conta das preocupações das pessoas e acabou ofuscando muitas outras realizações e avanços importantes obtidos”.

Serviço:
Sessão especial de abertura do ano legislativo
Hoje - 15/02
14 horas
Local: Plenário Érico Hackradt. Palácio Padre Miguelinho (rua Jundiaí, 546 – Tirol)

Postar um comentário

0 Comentários